Porque a origem do nome Porto de Galinhas?
Você sabe de onde veio o nome Porto de Galinhas?
Ipojuca é um município da Microrregião de Suape, na Mesorregião Metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco, no Brasil. É um dos integrantes da Região Metropolitana do Recife, distando cerca de 43 quilômetros ao sul da capital pernambucana. Ocupa uma área territorial de cerca de 514,8 km², tendo 0,368 km² desse total formando a área urbana municipal, e os 514,5 km² constituindo a zona rural.
De acordo com a estimativa populacional do ano de 2013, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a sua população total era de 87 926 habitantes, sendo o décimo quinto mais populoso município de Pernambuco, ocupa ainda a décima colocação quando os números são comparados aos dos municípios do Grande Recife.
O município se destaca por possuir o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, impulsionado principalmente pelo turismo no seu litoral, com praias internacionalmente conhecidas, como: Porto de Galinhas, Cupe, Muro Alto, Maracaípe e Serrambi.
Detém o quarto maior PIB industrial do estado. Ainda possui um dos principais portos públicos do nordeste e um dos mais tecnologicamente avançados do país, abrangendo, em seu território, o maior estaleiro do hemisfério sul, o Estaleiro Atlântico Sul, responsável pela construção de navios petroleiros, gaseiros, conteineiros, de perfuração e plataformas offshore.
Ipojuca ainda abriga, no seu complexo portuário, a Refinaria Abreu e Lima, que processa petróleo pesado, transformando-o majoritariamente em diesel e nafta petroquímica, ambos com propriedades de baixa emissão de enxofre na atmosfera. Além desses produtos, a refinaria também produz GLP (gás liquefeito do petróleo), óleo combustível e coque, entregando seus produtos regionalmente e para outras regiões do país por meio de cabotagem pelo Porto de Suape, por onde também saem cargas da refinaria para exportação. Atualmente, a refinaria se notabiliza por ter a maior produção de diesel S10 do país. Sedia a Petroquímica Suape, responsável pela principal produção de resinas PET e ácido terefitálico purificado (PTA) do país, além de ser o mais importante polo integrado de produção de polímeros e filamentos de poliéster da América Latina.
Mas porque o nome Porto de Galinhas?
Polo turístico do Brasil e do mundo, Ipojuca é destaque no cenário nacional pelas principais e mais belas praias de Pernambuco. Em especial, Porto de Galinhas além de eleita várias vezes como a melhor praia do Brasil, também carrega muita cultura e faz parte da história do país.
Apesar da galinha ter virado um ícone local nas ruas e lojas de artesanato da praia, o nome Porto de Galinhas nem sempre foi esse e não recebeu esse nome pela atividade de criação ou pelo comércio das aves.
Origem do nome Porto de Galinhas
Porto de Galinhas foi um dos primeiros locais a serem ocupados por portugueses. Anteriormente, a região era de Porto Rico devido à sua grande produção de açúcar e à exportação de Pau-Brasil nos séculos 15 e 16.
Quando proibida a escravidão na Europa, Porto de Galinhas era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Por isso, os escravos vinham em situações lamentáveis em navios cargueiros, geralmente escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola.
Assim, para burlar os fiscais da lei da escravatura, que já havia entrado em vigor na Europa, os portugueses começaram a anunciar a chegada dos escravos com a frase código “Tem galinha nova no porto”.
Desta forma, de tanto usar a senha, Porto Rico ficou conhecida como Porto das “galinhas”. Daí surgiu o nome Porto de Galinhas e a partir do início da década de 1990, tornou-se um polo turístico!
Vai Alugar um Carro ou ir por conta, conheça também o ebook roteiro pronto, são livros digitais que te ajudam a entender e a elabora seu roteiro de viagem, nele tem muitas informações sobre cada praia é passeio clique aqui.
Duvidas e Sugestões:
Instagram @andersonpasseios WhatsApp (82) 99925-5522.
Comentários
Postar um comentário