8 lugares gratuitos para conhecer em Maceió

 8 lugares gratuitos para conhecer em Maceió


1 Marco dos Corais: conheça a história do “novo” ponto turístico de Alagoas



Alagoas ganhou mais um ponto turístico, o Marco dos Corais, inaugurado onde ficava o antigo Alagoinhas, no bairro de Ponta Verde.


O local oferece aos visitantes sofisticação, conforto e acessibilidade. Além disso, também incentiva a população para a conscientização ambiental sobre a importância dos corais ao longo de toda a costa litorânea.


No início deste ano iniciou-se uma obra realizada sobre a plataforma que durante décadas sustentou o Alagoinhas, vindo a ser, meses depois, o Marco dos Corais.

A obra contou com o mínimo de intervenção urbana, transformando o local num mirante sobre o mar, deixando o ponto turístico ainda mais belo e sofisticado após todas as adaptações realizadas.


O Marco dos Corais permite a apreciação da vida marinha de Maceió, como se fosse uma ‘praça dentro do mar’. O espaço possui uma passarela de alumínio e com transparência, possibilitando aos visitantes uma área maior de observação da paisagem. Também conta com uma Rosa dos Ventos sinalizando o ambiente, com luzes de fibra óptica que irão sair do piso feito com sobras de granito.

Outros pontos de atenção são o bicicletário e o mobiliário de alto padrão e resistência, que compõem as ilhas de contemplação, proporcionando conforto e bem-estar para quem visita o local.


É um projeto belíssimo e de admiração pela beleza natural imensa que Maceió tem, servindo tanto aos habitantes locais quanto aos turistas. 

O Marco dos Corais é um espaço de visitação gratuita para o público e já está aberto para visitações desde junho (2022), permitindo aos visitantes um contato único com o mar, com a energia e as boas vibrações que só Maceió tem.


2 Pontos criativos 



Com várias opções de pontos criativos ou (intagramaveis) espalhados pela cidade, é difícil decidir quais são os mais incríveis para fotos e o que vai render os melhores stories.


  • cadeira gigante 

  • totem eu amo maceió 

  • balanço da santa amélia 

  • capela de jaraguá

  • homenagem ao jangadeiro  


3 Parque Municipal


O Parque Municipal de Maceió é uma  área de preservação com segurança para os animais e de Mata Atlântica. O visitante poderá ver Jacarés-de-papo-amarelo, Frangos d’água, Tatus Bola, Cágados de Barbicha, Preguiças, Saguins, Gaviões Falcões, Corujas, Raposas, Tamanduás Mirim e Cobras.


O Parque Municipal possui cinco trilhas acessíveis ao público: Trilha Cidadã, Trilha da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré. 


O parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxílio de quadriciclos e têm contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental.


Endereço e Funcionamento:


Parque Municipal de Maceió

Rua Marquês de Abrantes, s/n - Bebedouro - 57018-655;

Horário de funcionamento:

Terça à domingo - 08h às 16h


4 mirantes 



O mirante da sereia e o mirante são Gonçalo: o principal e mais visitado. Mirante São Gonçalo: o Mirante de São Gonçalo é uma joia da região do Farol. Com vista perfeita para o mar e a cidade, o espaço público proporciona momentos de contemplação e convivência social. Ao amanhecer, as cores do céu se misturam com as águas do oceano, criando um espetáculo de cores que é simplesmente mágico. À noite, as luzes da cidade brilham intensamente, criando um cenário romântico e encantador.


5 cultura e história 

 


Jaraguá é um bairro com a maior parte sendo histórica de Maceió, capital do estado brasileiro de Alagoas.


Maceió deve seu desenvolvimento ao Porto de Jaraguá, que possuía uma localização privilegiada na primeira capitania, logo após, província de Alagoas. Graças ao porto, a cidade alcançou um crescimento tal que motivou a mudança da capital da província para Maceió. O local passou a ter um grande fluxo de comércio, contando com muitas lojas e armazéns.

museus 


  • Memorial à República

  • Memorial Teotônio Vilela

  • Museu Palácio Floriano Peixoto

  • MISA - Museu da Imagem e do Som de Alagoas

  • Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

  • Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas


6 Feirinhas de Artesanato 




Feira de Artesanato da Pajuçara

É difícil visitar Maceió e não fazer ao menos um pit stop na Feira de Artesanato da Pajuçara. Quando se fala em artesanato alagoano, esse é o primeiro lugar que vem à cabeça de muitos turistas. No meio da praia da Pajuçara, um galpão reúne uma grande quantidade de barraquinhas que vendem os mais variados produtos. Redes de descanso, castanhas, camisas, panos de prato, roupas produzidas em renda, pequenas lembrancinhas - tem um pouco de tudo nesse lugar. Os preços são camaradas; se você tiver o dom da negociação, melhor ainda.


Pavilhão do Artesanato

Semelhante à Feira de Artesanato da Pajuçara, o Pavilhão é mais um dos mercados para comprar artesanato em Maceió. Com estrutura mais profissional e estacionamento, o Pavilhão é uma boa alternativa para compras por reunir um pouco de tudo no mesmo lugar. Lá você encontra roupas, calçados, comida, objetos de decoração, pequenas lembranças etc. 

Vale a pena conhecer o lugar mesmo que você tenha ido à Feira, pois, como os artistas que vendem seus produtos são diferentes, o artesanato vendido nos dois locais pode ser diferente também. 

Mercado 31

O novo complexo de cultura e artesanato em Maceió O Mercado 31 foi inaugurado no dia 1 agosto de 2022 e veio somar ao histórico bairro de Jaraguá, assim como a tradicional feirinha de artesanato da Pajuçara, reúne os mais cobiçados trabalhos dos artesãos do litoral ao sertão de Alagoas. Lá você encontrará uma variedade de obras de arte, jóias e artigos para decoração, vale muito a pena pagar pelo excesso de bagagem.


7 Pontal da Barra 



Ao extremo Sul de Maceió está um dos bairros mais charmosos da capital alagoana, o Pontal da Barra, morada de artesãos e pescadores. À beira da Lagoa Mundaú, o bairro é o berço da maior joia do artesanato alagoano, considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas, o bordado filé.


Nas calçadas, em frente a suas casas coloridas, onde muitas são ateliês da arte popular, as rendeiras bordam e com seus bordados contam histórias, relatam vivências e enaltecem a cultura alagoana, produzindo peças para vestuário, cama, mesa, banho e decoração. A visita ao bairro, especialmente à famosa rua das rendeiras, é uma experiência de imersão neste recanto cheio de charme, cultura e história.

Caminhar pela rua, visitando os ateliês e lojas é uma viagem pelo artesanato genuinamente alagoano. Além do filé, é possível também conhecer obras dos mais diversos mestres do estado, nas mais diversas tipologias: madeira, cerâmica, ferro, entre muitas outras.

O bairro ainda é um dos grandes polos gastronômicos de Maceió, com excelentes restaurantes que servem comida típica alagoana e, obviamente, nordestina. A dica imperdível é provar os pratos com frutos como sururu e maçunim – ambos extraídos da lagoa que banha a região – além do camarão, polvo, lula, entre outros, frescos retirados das águas salgadas que banham a capital.

Para tornar esta experiência ainda melhor, a dica é ir ao entardecer, para curtir esse passeio com o pôr do sol na lagoa, que rende um visual incrível. Capriche nas fotos, aproveite a energia do lugar, curta a vida pacata deste charmoso bairro de Maceió.


8 Porta do paraíso em ipioca  



A praia de ipioca é um paraíso sem dúvida alguma, e eu não poderia deixar de fora a porta do paraíso, onde recebo muitas pessoas me perguntando onde fica, na praia de ipioca. 


Gostou das dicas, deixa seu comentário e sugestão do que te interessa saber em Maceió.

Para fazer passeios comigo acessa andersonpasseios.com e preparar as malas! Este é o destino perfeito para quem busca tranquilidade e belas paisagens. E não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog para mais dicas de passeios incríveis!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 5 Melhores Day Use de Alagoas

Praia de Carro Quebrado